Você sabe o que é o sistema HVAC-R?
top of page

Você sabe o que é o sistema HVAC-R?

Atualizado: 10 de fev. de 2021

Os sistemas HVAC-R estão presentes em diversos lugares, como hospitais, indústrias, escolas, entre outros, mas, você sabe o que significa?



HVAC é a sigla para o termo em inglês “Heating, Ventilation and Air Conditioning”. Em português a tradução fica “Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado”. Basicamente se refere as funções básicas e principais dos sistemas de climatização.


Recentemente foi incorporada a sigla “R”, que remete a função de refrigeração, e ajustando o termo para HVAC-R, trazendo uma estrutura ampla e completa, transformando a sigla em:

  • H: Heating, ou aquecimento no Brasil. Também serve para não deixar o ar úmido demais.

  • V: Ventilação, para a renovação do ar e retirada de impurezas, gerando mais qualidade para a respiração.

  • A C: Ar condicionado.

  • R: Refrigeração, que resfria o ambiente de forma mais intensa, necessária para certos estabelecimentos.


Essas funções formam a Unidade de Tratamento de Ar, que é a responsável por garantir o conforto térmico, a qualidade do ar e a umidade adequada para quem está presente no ambiente climatizado.

As Unidades de Tratamento de Ar (Air Handlers) incorporam todas as funções do HVAC-R, sendo responsáveis pela redução efetiva os riscos de agentes de contaminação que são prejudiciais para a saúde, além de garantir uma sensação de conforto térmico e bem-estar.


A Airside desenvolve sistemas HVAC-R customizados, que e atendem a qualquer necessidade do projeto.


643 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1-1.png
bottom of page