O que é Psicrometria e a Carta Psicrométrica
top of page

O que é Psicrometria e a Carta Psicrométrica

Atualizado: 10 de fev. de 2021

A Psicrometria e a Carta Psicrométrica são itens importantes ao falarmos sobre controle e tratamento do ar. Você sabe como utilizá-las?


O que é a Psicrometria?


Quando tratamos sobre sistemas HVAC-R, diversos detalhes estão presentes para que se possa garantir a maior eficiência e qualidade. Entre esses detalhes, encontra-se a Psicrometria, que auxilia na compreensão das características do ar nos ambientes e o que é necessário para tratá-lo.


De acordo com a definição técnica, psicrometria é a ciência que estuda as propriedades físicas e termodinâmicas das misturas entre o ar e vapor d’agua, ou seja, do ar úmido. O termo psicrometria vem do Grego “Psychro” que significa frio. A psicrometria é uma ciência de grande importância para os sistemas HVAC-R, através dela podemos quantificar o vapor d’água e a umidade presentes no ambiente além de dimensionar sistemas de condicionamento térmico, ou seja, de modo geral, o estudo psicrométrico auxilia no controle da temperatura e umidade do ar no ambiente.


A Carta Psicrométrica


A Carta Psicrométrica é um método gráfico desenvolvido pelo engenheiro alemão Richard Mollier no início do século XX. Esse método serve para demonstrar as propriedades das diversas misturas entre ar e vapor d’agua, ou seja, serve para que possamos saber o que irá ocorrer com a temperatura e a umidade do ar no ambiente controlado.


O modelo gráfico criado por Mollier trabalha com as seguintes variáveis:


  • Volume específico: representa o volume ocupado por um quilograma de ar seco em uma condição específica. Inverter esse valor irá representar a densidade do ar.

  • Entalpia: indica a quantidade total de energia térmica que o ar úmido possui em uma condição determinada.

  • Temperatura de bulbo seco: é a temperatura medida em um termômetro comum, sem ter influência de radiação solar e estando exposto ao ar atmosférico.

  • Temperatura de bulbo úmido: é a temperatura medida em um termômetro que possui seu bulbo coberto por um algodão molhado, ou seja, indica a quantidade de umidade no ar.

  • Ponto de orvalho: É a temperatura correspondente ao ponto de inicio da condensação do vapor de agua presente no ar úmido quando seu resfriamento ocorre a pressão constante.

  • Umidade específica (ou absoluta): é a proporção da massa de vapor de água por unidade de massa de ar seco.

  • Umidade relativa: É a relação entre a quantidade de umidade contida no ar e a máxima quantidade que este mesmo ar pode conter em uma determinada temperatura.


Ao montar um projeto para climatização de ambientes, é necessário consultar a carta psicrométrica para que se descubra as condições necessárias para se obter a temperatura e umidade corretas.


A Airside desenvolveu uma ferramenta completa que permite configurar qualquer tipo de Central de Tratamento do Ar para responder exatamente as mais diversas, complexas e rigorosas necessidades do projeto, resultando em uma escolha confiável, econômica e eficiente que inclui todos os dados técnicos de performance do equipamento, desenhos dimensionais, diagrama psicométrico, curvas de eficiência e nível de ruído dos ventiladores.


4.778 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1-1.png
bottom of page