Os benefícios de uma manutenção regular no sistema HVAC
top of page

Os benefícios de uma manutenção regular no sistema HVAC

Atualizado: 10 de fev. de 2021



É bastante comum passarem despercebidos os efeitos e benefícios de uma manutenção regular em um sistema HVAC-R. Por esse motivo, algumas centrais passam meses sem receberem o devido cuidado.


Por conta da falta de manutenção, o consumo da máquina aumenta, a eficiência na filtragem e tratamento do ar diminui e podem ocorrer problemas cada vez mais frequentes em peças.


A fim de evitar problemas futuros e garantir o alto desempenho da Central de Tratamento do Ar, listamos alguns benefícios de uma manutenção regular.


Qualidade do ar: Com o tempo e a saturação dos filtros, a poeira presente no ar e as cargas biológicas podem ir para os dutos e diretamente para o ambiente, diminuindo a qualidade do ar. Uma Central com a manutenção realizada adequadamente irá prevenir que qualquer carga biológica ou sujeira entrem no ambiente.


Redução do consumo: Um dos principais benefícios de uma manutenção adequada é a redução de consumo da Central. Um sistema sem sua devida manutenção tem um consumo maior do que um com a manutenção em dia. Além disso, quando a Central de Tratamento do Ar está funcionando de maneira eficiente, não há necessidade de um esforço da máquina para manter a temperatura do ambiente, reduzindo, portanto, o consumo de energia.


Menos reparos: A pressão e estresse sofridos pelos componentes podem levar a quebras frequentes e a reparos emergenciais. Ao realizar a manutenção nos períodos indicados a chance de ocorrer problema frequentes ou emergenciais reduz, garantindo que o sistema não falhe durante momentos em que é mais exigido.


Vida útil da Central: De forma geral, uma Central de Tratamento do Ar que possui as manutenções corretamente irá durar mais que uma que foi negligenciada. Como citado no tópico anterior, a manutenção correta reduz a chance de um reparo emergencial, como um vazamento ou quebra de algum componente. A devida manutenção aumenta a vida útil do sistema e evita de ter que comprar uma Central totalmente nova.


A Airside fornece os mais variados tipos de componentes para a manutenção da sua Central de Tratamento do Ar para que você possa ter todos os benefícios do sistema sem se preocupar.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1-1.png
bottom of page