O Papel do sistema HVAC em tempos de pandemia
top of page

O Papel do sistema HVAC em tempos de pandemia

O sistema HVAC desempenha um papel importante em tempos de pandemia, você sabe qual é?



Os sistemas HVAC são utilizados para fornecer as melhores condições de temperatura e umidade do ambiente, além, é claro, de realizar o tratamento correto do ar em ambientes construídos. Esse tipo de sistema é configurado de diversas maneiras, dependo da sua aplicação e funcionalidades de cada ambiente.


Uma ventilação insuficiente em espaços fechados pode causar um aumento na transmissão de agentes patológicos para o sistema respiratório, como é o caso da Influenza A (H1N1), tuberculose e infecção por Rinovírus (resfriados) entre outros. De mesmo modo, a transmissão do Sars-CoV-2 é eficaz em ambientes fechados e com uma má circulação de ar. Sabemos que a transmissão da Covid19 se dá por meio de gotículas respiratórias e, segundo estudos da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), há diversos vetores primários que causam esse tipo de infecção em espaços internos ocupados, como a quantidade de ocupantes, o tipo de atividade, o contato humano com superfícies, entre outros.


Ainda segundo a ASM, os sistemas HVAC podem ser grandes aliados para reduzir a propagação da COVID-19, através do fornecimento de um ar limpo, agradável e recuperado, além, é claro, de manter níveis saudáveis de ar renovado. Outro fator importante que pode auxiliar a limitar a propagação e o tempo de sobrevivência do Sars-CoV-2 é manter a umidade entre 40% e 60%, o que irá manter as mucosas dos ocupantes humanos do ambiente intactas e hidratadas.


Existem algumas ações que podem ser tomadas para reduzir ainda mais a chance do Sars-CoV-2 em seu ambiente.


1- Utilizar filtros de maior eficiência.


O filtro de ar atua absorvendo a sujeira e as cargas orgânicas que podem estar presentes no ar antes dele ser climatizado e lançado no ambiente. Nesse caso, um filtro mais eficiente irá reter mais partículas e garantir a qualidade do ar que os ocupantes do ambiente estão respirando.


2- Utilizar tecnologias de luz ultravioleta.


As lâmpadas de UV-C são sistemas de desinfecção utilizados para eliminar cargas biológicas que possam se instalar no ambiente e no próprio sistema HVAC. Essa tecnologia pode eliminar mais de 90% dos microrganismos presentes no ar.


3- Manter a umidade em níveis corretos.


Uma pesquisa da ASM mostrou que manter níveis de umidade entre 40% e 60% auxilia a limitar a sobrevivência do vírus, uma vez que um alto nível de umidade danifica sua membrana externa. Níveis de umidade abaixo de 40% são as condições ideias para que Sars-CoV-2 permaneça viável por mais tempo.


4- Aumentar a ventilação do ambiente.


Segundo a ASHRAE, é recomendável aumentar a ventilação adicionando mais ar externo ao ambiente, proporcionando uma maior renovação do ar e diluindo partículas que possam estar presentes em um ambiente totalmente fechado.


5- Realizar a manutenção periódica.


Com o tempo e a saturação dos filtros, a poeira presente no ar e as cargas biológicas podem ir para os dutos e diretamente para o ambiente, diminuindo a qualidade do ar. Uma Central com a manutenção realizada adequadamente irá prevenir que qualquer carga biológica ou sujeira entrem no ambiente.


A Airside produz Centrais de Tratamento do Ar com o mais alto padrão de tecnologia para garantir que o ar do ambiente esteja sempre com a qualidade adequada, evitando, assim, qualquer tipo de contaminação.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1-1.png
bottom of page