5 perguntas (comuns) sobre sistemas HVAC

Reunimos algumas das perguntas mais corriqueiras que são feitas sobre os sistemas HVAC.



Quando adquirimos algo novo, como um carro, por exemplo, alguns questionamentos vêm a nossa mente, como, qual a autonomia do veículo? Com quantos km preciso fazer a revisão? Qual a calibragem correta dos pneus?


Essa e outras questões se tornam algo comum, e com Centrais de Tratamento do Ar não é diferente. Diversas perguntas são comuns no início do projeto e após a instalação da Central. Por isso separamos 5 perguntas mais comuns sobre os sistemas HVAC.


1. Qual a capacidade necessária para meu ambiente?


De modo geral, temos a tendência a pensar que quanto maior, melhor. Porém, quando falamos em um projeto de climatização isso está totalmente errado. Cada projeto e cada ambiente é único, tendo suas particularidades e necessidades.

Para definir com exatidão qual a capacidade necessária para seu ambiente, você deve chamar um projetista de HVAC, que irá realizar um estudo e irá definir a capacidade correta, para que a mesma não seja acima ou abaixo do necessário.


2. Posso fazer algo para aumentar a eficiência da minha Central de Tratamento do Ar?


Há diversas ações a serem tomadas para melhorar a eficiência da sua Central de Tratamento do Ar, entre essas ações, podemos destacar a manutenção preventiva, que irá evitar o desgaste de componentes, aumentar a vida útil e aumentar a eficiência.


3. Quando preciso trocar os filtros?


A troca de filtro depende de vários fatores, por exemplo, tamanho do ambiente, tempo de funcionamento da máquina, quantidade de pessoas no ambiente, se há pessoas alérgicas, animais, produção de alimentos, entre outros fatores.


Se você não está certo quanto a troca, entre em contato com um profissional licenciado que o mesmo irá sanar suas dúvidas. Além disso, a Airside dispõe de todas as classes de filtros recomendados pela ABNT para a substituição.


4. Quando preciso fazer as manutenções?


Da mesma forma da troca de filtros, para saber com exatidão prazo para a realização das manutenções, é necessário buscar apoio de um profissional, que irá realizar a análise e poderá informar o prazo correto. O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) precisa ser implementado em todas as instalações /empreendimentos. Esta ferramenta irá auxiliar e acompanhar para que suas instalações estejam operando de forma apropriada.

Lembrando que a manutenção correta além de melhorar a eficiência da sua Central de Tratamento do Ar, evita que haja paradas não planejadas.


5. Qual temperatura recomendada para o ambiente?


De acordo com órgãos reguladores dos sistemas HVAC , a recomendação que a temperatura fique entre 23 °C e 26°C e com umidade relativa do ar entre 40% e 60%, que é o ideal para alcançar o conforto térmico.


Se você está buscando uma Central de Tratamento de Ar para o seu projeto, fale conosco. Produzimos soluções customizadas que se adaptam a necessidade de qualquer projeto.


#qualidadedoar #arpuro #arlimpo #manutenção #inovação #tecnologia



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo airside .png
whatsapp-logo-1-1.png