A Climatização no setor de saúde

Não é novidade que o sistema HVAC é de grande importância para o setor hospitalar, porém, o papel desempenhado por esse tipo de sistema vai muito além do que imaginamos e se inicia bem antes da instalação.



Conforto térmico, sensação de bem-estar, controle de umidade e temperatura, tratamento e filtragem do ar. Todas essas funções são comumente citadas ao falarmos de sistemas HVAC, mas, quando falamos de setor hospitalar, devemos levar em consideração uma série de características que, embora importantes em outros setores, devem receber atenção especial neste segmento.


Existem diversos documentos, normas e regras para o projeto, instalação e manutenção de um HVAC no setor hospitalar, como a norma ABNT 7256:2005, que estabelece os requisitos mínimos para projeto e execução de instalações de tratamento de ar em estabelecimentos de saúde, além do Manual de Projeto HVAC para clínicas e Hospitais, publicado pela ASHRAE.


O HVAC em instalações de saúde desempenha um papel muito mais importante do que simplesmente fornecer o conforto térmico aos pacientes e funcionários. O equipamento médico é sensível a níveis de temperatura e umidade e necessitam de um excelente controle para funcionar com a precisão correta. Além disso, a necessidade de ter locais com diferentes temperaturas dentro de um hospital traz uma complexidade para o projeto, sendo necessário um mapeamento e zoneamento muito claro dos espaços que serão climatizados. Em um hospital, é necessário disponibilizar quartos onde os pacientes irão receber tratamento e repousar doentes com diversas patologias, incluindo pessoas com doenças infectocontagiosas, como o caso da COVID19, que precisam de um certo tipo de isolamento e outras salas, como as salas cirúrgicas, onde é necessário evitar contato com qualquer tipo de patógeno.


Os hospitais são locais onde há uma concentração de cargas biológicas acumuladas maior que em prédios comerciais, por exemplo, e, por isso, deve ter um projeto de climatização correto para cada área, com Centrais de Tratamento do Ar de qualidade. Estas unidades devem possuir alta estanqueidade, além de ter um nível adequado de ar externo e uma filtragem mais exaustiva, que permita a retenção máxima das micropartículas causadoras de doenças se instalarem, de forma que os pacientes, funcionários e visitantes fiquem protegidos e tenham segurança nesse ambiente.


A Airside possui soluções customizadas voltadas especificamente para hospitais, clínicas e consultórios, que garantem um tratamento de ar eficaz e um conforto térmico adequado para qualquer ambiente.


#covid19 #climatizacaohospitalar #qualidadedoar

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo airside .png

© 2020 por Airside Ind. e Com. de produtos para Climatização LTDA.

Assine nossa newsletter:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 Airside Indústria e Comércio de produtos para Climatização

whatsapp-logo-1-1.png