Tecnologias Sustentáveis: GHP

Quando pensamos na forma de geração de energia em um sistema HVAC, pensamos diretamente em um compressor/motor elétrico, porém, existem outras formas de gerar energia para um sistema HVAC.


Sabemos da importância de utilizarmos os recursos naturais com responsabilidade, por isso, são realizados estudos para que se desenvolva novas formas de geração de energia, para que cada vez mais possamos utilizar energia limpa.


Os sistemas HVAC, em sua forma geral, dependem ainda da alimentação elétrica para o funcionamento, porém, há outras formas limpas de fornecer essa energia necessária para que a unidade funcione corretamente.


Uma das formas de fornecer energia para um sistema HVAC é através do Gás Natural, que, assim como em motores de veículos, utiliza o gás para gerar energia rotativa e essa energia pode ser implementada em um compressor, que dá origem ao sistema HVAC movido a gás. Os sistemas que implementam esse método são conhecidos como GHP - Gas Heat Pump (Bomba de calor a gás).


Os sistemas GHP funcionam de forma semelhante aos sistemas VRF, porém, é substituído o motor elétrico por um motor a gás, fornecendo energia necessária para que as Centrais de Tratamento de Ar e unidades internas do sistema GHP realizem o controle da temperatura nos ambientes. Em tempos onde se busca uma maior eficiência no consumo, utilizar esse tipo de sistema pode ser uma solução interessante, pois pode reduzir de forma considerável o consumo de energia do empreendimento.


Esse tipo de tecnologia está se difundindo cada vez mais pelo Brasil e pode ser uma solução em locais onde os valores de energia elétrica são elevados.


As Centrais de Tratamento de Ar da Airside são customizadas para trabalharem integradas com o sistema GHP e, atualmente possuímos diversas obras em funcionamento em aplicações hospitalares.


Se você deseja saber mais ou realizar um orçamento conosco, clique aqui.


#qualidade #tecnologia #GHP #energialimpa

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1-1.png