top of page

Ambientes climatizados impactam na saúde do ser humano?

Viver em ambientes sem climatização é algo impensável hoje em dia. Porém, você já se perguntou como isso impacta na nossa vida e saúde?



FOTO: Reprodução. Máquina hospitalar desenvolvida pela Airside.


A terra está ficando mais quente. Isso não é algo novo e nem um segredo, já sabemos disso há um bom tempo e, como resposta a esse aumento gradual da temperatura, utilizamos continuamente os sistemas de climatização de ambientes. Seja em casa, no escritório ou no carro, em algum momento do dia temos contato com o condicionamento de ar e isso, segundo alguns artigos, tem feito com que a resistência aos picos de temperatura do ser humano reduza.


A tolerância térmica do ser humano é um assunto que tem sido amplamente discutido no setor de climatização, uma vez que isso, se comprovado de fato, impacta diretamente na saúde do ser humano. No entanto, não há nenhuma definição clara a respeito, sendo mais aceito que a tolerância térmica seja uma condição mais psicológica do que física, gerando mentalmente uma inaceitabilidade a qualquer forma de regulação de temperatura que não seja o condicionamento do ar.


Mas, ao olhar o cenário como um todo, podemos perceber que todos os avanços e impactos que a climatização trouxe para o ser humano são mais benéficos do que maléficos, por assim dizer. A BMC public healt analisou alguns estudos realizados sobre o impacto dos sistemas HVAC em pacientes de hospitais e identificou que, no geral, a climatização desses ambientes auxiliou na recuperação de pacientes, melhorando seus sinais vitais, reduzindo incidentes e a mortalidade. Além disso, não podemos deixar de citar os benefícios já conhecidos que a climatização oferece, como controle de temperatura e umidade do ambiente e a filtragem e tratamento do ar, que reduz a contaminação e a proliferação de agentes patológicos em ambientes fechados.


Outra observação importante é que sistemas de climatização trouxeram benefícios para a indústria farmacêutica, pois certos medicamentos necessitam de um controle rígido de temperatura e umidade, e esse controle não é obtido sem um sistema de tratamento de Ar adequado. E não apenas na indústria farmacêutica, podemos citar também a importância da climatização em indústrias de alimentos, que auxiliam na conservação dos alimentos e evitam que os mesmos sejam contaminados.


Portanto, de forma geral, não foi identificado cientificamente nada que comprove que a climatização impacta negativamente na saúde humana, pelo contrário, diversos estudos apontam os mais variados benefícios na utilização de climatização em diversos setores e como ambientes de trabalho e estudo tem se tornado mais produtivos após a correta climatização e controle da temperatura e umidade.


Se você deseja saber mais sobre nós, clique aqui.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-1-1.png
bottom of page